Quando é a hora de pedir a recuperação judicial de uma empresa​? Qual é o caminho que se deve percorrer? Quais as vantagens e desvantagens de pedir a recuperação judicial?

Essas são algumas das diversas dúvidas que rondam a cabeça de inúmeros empresários do Brasil, que estão atravessando uma grave crise financeira.

Mas não pense que isso só acontece com sua empresa não! Muito pelo contrário, hoje milhões de instituições enfrentam instabilidades que a encaminham para o desequilíbrio total e muitas vezes para a falência.

Porém, é importante lembrar que as inúmeras dificuldades e muitas vezes o sufoco faz parte de qualquer negócio. É um risco assumido pelo empresário e como diria um dito popular: ser empresário é matar um leão por dia!

Neste ponto é que está o segredo, como lidar diante de uma dificuldade que foge de seu controle? Será que fechar as portas e decretar falência é a melhor saída? Isso, somente você poderá responder, porém nós podemos ajudar abrindo os horizontes para que você consiga vislumbrar novas oportunidades para solucionar algo que não é impossível. Saiba mais!

O QUE É A​ ​RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
Diante de uma complicação financeira, os empresários optam por caminhos que nem sempre são favoráveis ao negócio. A contratação de empréstimos por impulso com altas taxas de juros, por exemplo, não é a melhor saída e isso tudo ocorre devido à falta de uma consultoria jurídica habilitada à apontar o percurso mais seguro a ser seguido.

Apesar de muitos empresários não terem este conhecimento, o ​direito empresarial pode ajudar uma empresa diante de uma

grave crise financeira, buscando medidas corretas e extremamente eficazes, que neste caso, é a recuperação judicial.

A recuperação judicial deve ser pedida no momento em que a empresa perde a capacidade de honrar com as suas dívidas. Através desta medida, a empresa em recuperação, tem a oportunidade de se reorganizar e fazer os ajustes necessários, reconquistando a normalidade do negócio e a credibilidade no mercado.

Este processo permite que a empresa continue trabalhando, mantendo o emprego dos colaboradores e os interesses dos credores, que querem receber, motivando e estimulando à atividade econômica do país.

SOBRE O PROCESSO

A parte interessada deve entrar com o pedido, justificando os motivos de sua incapacidade financeira e fundamentando os planos de recuperação. Uma projeção de como serão pagas as dívidas é fundamental. Vale ressaltar que as empresas que são geradoras de empregos, tributos e tem viabilidade futura possuem mais chances de convencer o juiz.

Após análise de toda documentação, o juiz divulga o plano para que os credores possam analisar e decidir se aprovam ou não, tal pedido.

Com a aprovação, a empresa entra em processo de recuperação e em caso negativo, o juiz decreta a falência.

Nos casos de aprovação, a empresa deve cumprir os prazos estabelecidos e continuar com a operação da empresa normalmente. Após executar tudo que estava combinado no acordo, o juiz finaliza o processo de recuperação, caso contrário é decretado a falência.

VANTAGENS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL

  • Garantir o funcionamento da empresa e principalmente os empregos dos colaboradores.
  • Agir visando os interesses dos credores, já que enquanto a empresa está funcionando, mais chances estes credores terão em receber.
  • Preservação da função social da empresa, que está diretamente ligada a economia do país.
  • Proteção de ferramentas de trabalho ligadas à produção, adiando a possibilidade de apreensão para garantia de dívidas.
  • Possibilidade de melhorar o gerenciamento e parcelamento das dívidas pendentes.
  • Assegurar o patrimônio particular dos sócios.

CONTE COM ADVOGADOS ESPECIALIZADOS NO ASSUNTO

A fim de preservar o seu patrimônio e o pleno restabelecimento de sua empresa no mercado é importante contar com apoio de profissionais especializados, para que as decisões tomadas sejam direcionadas eficientemente.

Assim, para que haja mais viabilidade e chances de sucesso do plano de recuperação judicial, conte com nossos advogados.

Para mais informações, estamos à disposição!