Artigos

O que acontece se eu não fizer o inventário de bens?

pexels-pavel-danilyuk-8152735

O Código de Processo Civil, rege o processo de inventário de bens. Após a abertura da sucessão, os bens, os direitos e as obrigações do falecido são juntados em uma lista. Se conhece esta lista como inventário.

É importante salientar que os bens da herança são indivisíveis até que o processo de inventário seja concluído. Ou seja, isso significa que há necessidade de obter autorização judicial para realizar qualquer transação relacionada aos bens da herança.

Além disso, todos os herdeiros precisam saber das consequências de não realizar o processo. Pensando nisso, de forma rápida e objetiva, elencamos alguns dos problemas mais comuns entre quem deixa o processo “para depois”:

  1. Partilha inadequada: os bens podem ser distribuídos de forma incorreta, sem respeito aos direitos de cada herdeiro.
  2. Conflitos familiares: pode haver disputas entre os herdeiros sobre a divisão dos bens, preu relações familiares.
  3. Problemas com a Justiça: sem um inventário formal, pode haver necessidade de recorrer à Justiça para resolver questões relacionadas à herança. O que pode ser demorado e oneroso.
  4. Impostos: sem um inventário, os bens podem receber avaliação de forma incorreta para fins fiscais. O que pode resultar em pagamentos indevidos de impostos.

Por que é importante contratar um advogado para o processo de inventário?

Contratar um advogado para o processo de inventário vai ajudar a garantir que o processo seja realizado de maneira correta e justa.

Sendo assim advogado especializado em direito sucessório pode ajudar a interpretar as leis e regulamentos relacionados ao inventário, orientar sobre os direitos e obrigações dos herdeiros, negociar acordos entre os envolvidos e representar os interesses do cliente em tribunais. Além disso, o profissoi pode ajudar a prevenir conflitos e resolver questões complexas de maneira mais eficiente e rápida.

Como a JES Advocacia trabalha em processos de inventário?

Com os mais de 17 anos de experiência em direito de família, atuando em inúmeros casos de inventário, a JES Advocacia trata os processos de forma diferenciada, visando sempre a maior satisfação do cliente.

Cuidamos não só de toda a parte burocrática, mas também oferecemos soluções personalizadas tendo em vista que cada situação familiar é única. Bem como um suporte emocional, uma vez que pela delicadeza da situação, nossos advogados especialistas ajudam a aliviar a tensão e fornecer aconselhamento e suporte.

Então não deixe para depois, clique no botão de WhatsApp e fale conosco agora mesmo!

 

 

Outros Artigos