Artigos

Até que idade é obrigatório pagar Pensão Alimentícia?

Design sem nome (34)

A pensão alimentícia é uma obrigação imposta por lei aos pais ou responsáveis ​​legais de uma criança ou adolescente, que visa garantir o sustento de menores de idade. Por ser um direito fundamental, é obrigatória a todos os filhos, independentemente da condição financeira dos pais.

No entanto, a dúvida é que muitas pessoas têm até que idade é necessário pagar uma pensão alimentícia. De acordo com a legislação brasileira, a pensão alimentícia deve ser paga até que o filho complete 18 anos de idade. A partir desta idade, a pensão pode ser extinta, caso o filho não esteja mais cursando o ensino médio ou técnico.

Porém, se o filho estiver matriculado em um curso técnico ou superior, a pensão alimentícia segue até que ele complete 24 anos de idade. É importante destacar que nesse caso, é necessário comprovar a matrícula e o aproveitamento escolar do filho. Vale lembrar ainda que o valor pode sofrer redução, de acordo com a capacidade financeira dos pais.

Vale ressaltar também que, em casos especiais, a pensão alimentícia pode ser mantida além dos 24 anos de idade. Isso ocorre, por exemplo, em situações em que o filho tem algum tipo de deficiência física ou mental que o impeça de se sustentar, ou em casos de doenças graves que impeçam o filho de trabalhar.

Além disso, é importante lembrar que a pensão alimentícia não é apenas uma obrigação dos pais em relação aos filhos menores de idade, mas também pode ser exigida a ex-cônjuges que se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica. Nesses casos, deve ser paga até que a pessoa beneficiada tenha meios até para se sustentar sozinha.

Conheça a JES Advocacia

Garanta o direito de seu filho à pensão alimentícia com a JES Advocacia. Trabalhamos com casos de pensão alimentícia há 17 anos, temos a melhor avaliação de clientes no Google e estamos prontos para ajudá-lo. Entre em contato conosco e dê um passo rumo a proteção financeira do seu filho hoje mesmo!

Outros Artigos