Artigos

Revisão da Vida Toda: Busque seus direitos!

Design sem nome (20)

A revisão da vida toda é um direito garantido aos aposentados que tiveram seus benefícios concedidos entre 1988 e 2019, calculados com base nas regras anteriores à Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência.

Antes da reforma, a regra de cálculo da aposentadoria considerou a média dos 80% maiores salários de contribuição do trabalhador desde julho de 1994. Com a Reforma da Previdência, a média passou a considerar todos os benefícios de contribuição a partir de julho de 1994.

Assim, a revisão por vida toda é uma forma de corrigir a disfunção gerada pela mudança na regra de calculada. Garantindo ao aposentado que teve seus rendimentos de contribuição mais baixos desconsiderados no calculado da média, o direito de receber uma aposentadoria mais justa e condizente com sua realidade financeira.

O que é necessário para ter direito?

Para ter direito à revisão da vida toda, o aposentado precisa ter cumprido todos os requisitos para concessão da aposentadoria antes da Reforma da Previdência. Ou seja, ter se aposentado antes de novembro de 2019, e ter tido seu benefício calculado pela regra antiga de cálculo.

Do mesmo modo, vale ressaltar que a revisão por vida toda não é automática, e o aposentado precisa entrar com uma ação judicial para requerer uma revisão. É necessário apresentar os documentos que comprovem o direito à revisão. Como o extrato do benefício, a carta de concessão da aposentadoria, o histórico de rendimentos de contribuição e outros documentos que possam comprovar a diferença entre o valor que recebido e o valor que deveria ter sido pago.

Além disso, é importante destacar que a revisão por vida toda não é um direito garantido a todos os aposentados que se aposentaram antes da Reforma da Previdência. Mas sim apenas sobressaltos que tiveram seus benefícios calculados com base nas regras anteriores à emenda constitucional.

O que fazer para conseguir?

Se você é aposentado e se enquadra nos requisitos para requerer uma revisão por vida toda, fique atento! Pode ser que você tenha valores a receber e sem uma orientação jurídica provavelmente não vai ter os seus direitos garantidos.

Por isso, é importante buscar orientação o quanto antes para receber uma aposentadoria mais justa e não perder um dinheiro que é seu por direito!

Fale conosco agora mesmo! Clique no botão de WhatsApp e dê um passo em direção ao seu direito!

Outros Artigos